Arroz Arbóreo
Arroz arbório da Paganini é grão de arroz grande, perfeitamente desenhado e de um branco perolado. É rico em amido, a substância que dá aquela suculência e cremosidade aos pratos – e por isso mesmo é que você não deve lavá-los antes do cozimento. Combina com risotos que levam porções maiores de carne.
Ideal Para Risotos
A maioria das receitas de risoto costuma usar o arroz arbóreo como ingrediente principal, e o motivo para isso está no fato da popularidade desse tipo de grão, que libera mais amido durante o cozimento e resulta em um prato mais cremoso. Por isso, é o tipo de arroz mais indicado para o preparo de risotos e de arroz doce.
História
O Arroz Arbóreo é um tradicional arroz italiano. É fácil reconhecê-lo, afinal, apresenta grãos maiores do que os grãos do arroz tradicional e tem uma cor branca perolada. Quando cozido, seus grãos permanecem firmes, mas conferem muita cremosidade à receita escolhida. Segundo alguns historiadores, o prato teria surgido na região da Lombardia, norte da Itália, no século XI, quando o sul do país era dominado pelos Sarracenos (uma das formas usadas pelos cristãos da Idade Média para designarem genericamente os árabes ou os muçulmanos), povo que introduziu o grão utilizado na preparação.