Vinho Cartuxa Tinto Colheita 2020 :
Por detrás da Adega Cartuxa está uma grande família, a família Eugénio de Almeida. Recuemos até 1913, ano em que nasce Vasco Maria, numa das mais influentes famílias do século XIX. Natural de Lisboa, cedo estabeleceu laços com Évora e o Alentejo, onde a família detinha um extenso património. Vasco Maria sempre considerou as pessoas como a variável de maior valor em função da qual organizava todos os seus esforços. Entre eles, destaca-se a revitalização da atividade vitivinícola e a aposta na plantação de uma vasta área de olival a escassos quilómetros de Évora, que resultaram nos vinhos e azeites até hoje produzidos.
Este vinho associa a sua qualidade ao nome dos monges Cartuxos que, entre 1598 e 2019, levaram uma vida solitária de oração no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli.
Tem por base as castas mais comuns do Alentejo: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro, Periquita, Moreto e Tinta Caiada. Com estágio em madeira de carvalho, é um vinho com boa estrutura, elegante e que combina os aromas das castas utilizadas a um sabor persistente e complexo.
Foi produzido pela primeira vez em 1986.
Composto pelas uvas: Aragonez, Alicante Bouschet, Trincadeira e Castelão.
Envelhecimento
12 meses em barricas de carvalho francês e mais 12 meses em garrafa.
Teor Alcoólico
15%.
Paladar
Na boca é sofisticado e concentrado, com taninos finos, textura aveludada e um final persistente.
Olfato
Aroma evoluído, notando-se a presença da casta Trincadeira, misturada com as notas quentes da planície alentejana.
Harmonização
Carnes vermelhas grelhadas e assadas, massas com molho vermelho, risotos incrementados, embutidos e queijos maduros.